[weglot_switcher]

806 mil trabalham por conta própria em Portugal

O número de trabalhadores por conta própria correspondia a 16,9% da população empregada total, no segundo trimestre de 2017, revela o INE.
15 Janeiro 2018, 11h18

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística divulgados esta segunda-feira, no total, 806,2 mil pessoas trabalhavam por conta própria em Portugal no segundo trimestre de 2017, das quais 27,5% exerciam a sua atividade como empregadores. Os restantes 72,5%, ou, em números redondos, 584,7 mil, faziam-no de forma isolada.

É no grupo etário acima dos 65 anos que se verifica uma maior percentagem de trabalhadores por conta própria (75.1%). A agricultura destaca-se como setor de atividade, empregando 29,4% dos trabalhadores por conta própria em Portugal.

Do total de trabalhadores por conta própria, 53% declararam ter tido, no segundo trimestre, 10 ou mais clientes em que nenhum deles tinha posição dominante. Ou seja, nenhum cliente assegura 75% ou mais do rendimento do trabalhador por conta própria.

Sem contar com os trabalhadores por conta própria que não tiveram clientes nos últimos 12 meses, 63,7% indicaram ser os próprios quem decide o horário de trabalho diário.

Também aqui há uma distinção entre os trabalhadores por conta própria que têm pessoas ao serviço (84,0% dos quais decidem o seu horário de trabalho) e os que não têm (55,9%).

Os números do INE revelam igualmente que entre a fatia dos 72,5% trabalhadores por conta própria sem pessoas ao serviço, 98,2%, isto é, quase todos podem ser classificados como economicamente não dependentes. Quer isto dizer que têm mais do que um cliente e nenhum em posição dominante e não são os clientes quem determina o horário de trabalho.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.