[weglot_switcher]

Aprenda a gerir melhor o dinheiro com a Agenda da Poupança 2017

Novo livro de Bárbara Barroso pretende ajudar as famílias a gerirem melhor os seus recursos.
  • Cristina Bernardo
2 Outubro 2016, 17h30

Ajudar a poupar é o objetivo da “Agenda da Poupança 2017”, a mais recente obra de Bárbara Barroso, jornalista e formadora especializada em finanças pessoais.

Depois de já ter escrito dois livros sobre poupança, Bárbara Barroso “quis fazer algo diferente, útil e muito prático”, explica. O objetivo foi fazer desta agenda “uma ferramenta para ajudar as pessoas a poupar” e que todos po­dem utilizar.

É um modesto mas útil “investimento, que se paga a si mesmo”, diz a jornalista especializada em temas de finanças, que atualmente desempenha as funções de editora de Empresas do Jornal Económico, depois de ter passado pelo Diário de Notícias, Dinheiro Vivo, “i” e Diário Económico. A autora é também comentadora sobre assuntos da área económica e financeira em programas televisivos e de rádio. Mantém, ainda, o blogue As Dicas da Bá.

Esta Agenda constitui um guia para cada um de nós gerir com maior rigor e segurança as finanças pessoais e a própria vida. É que, como refere Bárbara, é fundamental “controlar o dinheiro, para que o dinheiro não nos controle”.

Ora, “apesar de haver ainda um longo caminho a fazer na literacia financeira, os portugueses estão cada vez mais sensíveis e preocupados com estes temas”, considera Bárbara Barroso.

Editada por Saída de Emergência, dá-nos informações e conselhos básicos. Informa-nos, por exemplo, sobre os prazos pa­ra submeter a declaração de IRS, até que data deve validar as faturas, que sites pode consultar para obter o cabaz de compras mais económicos ou como começar a preparar o orçamento para o próximo Natal. A Agenda inclui ainda o Desafio das 52 Semanas. Ao longo de 208 páginas, a agenda inclui mais de 150 dicas úteis em várias áreas para gastarmos o nosso dinheiro de forma saudável e sem riscos.

Além disso, a Agenda oferece mais de 500 euros de poupança em diversas áreas. Contém ainda lembretes de datas relevantes.

Bárbara Barroso considera que este tipo de produtos vão ao encontro das necessidades dos consumidores portugueses, que estão hoje muito mais atentos do que nunca.

Antes deste livro, a jornalista publicou “Tempos Complicados, Soluções Simples” (2011) e “19 Passos para Sobreviver à Crise” (2009).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.