[weglot_switcher]

Assembleia Geral do BPI aprova venda de 2% do BFA à Unitel

A operação, que segundo o BCE deverá resolver o problema da exposição aos grandes riscos de Angola, foi aprovada por 83,23% dos votos expressos na reunião magna do BPI no Porto.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
13 Dezembro 2016, 16h57

A Assembleia Geral de accionistas do BPI aprovou a venda de 2% do capital do Banco de Fomento Angola à Unitel, disse o banco português.

Em comunicado divulgado no site da CMVM, o BPI recordou que a Assembleia Geral realizada no passado dia 23 de Novembro aprovou a suspensão dos seus trabalhos e o seu recomeço hoje.

“Na sequência da referida deliberação realizou-se hoje no Porto a nova sessão da Assembleia Geral, na qual estiveram presentes ou representados 223 Accionistas, detentores de acções correspondentes a 84.15% do capital social,” referiu.

Adiantou que “a Assembleia Geral assim constituída aprovou, nos termos do disposto na alínea b) do nº 4 do artigo 182º do Código dos Valores Mobiliários, por 83.23% dos votos expressos, a proposta do Conselho de Administração de venda pelo Banco BPI à Unitel, S.A. de 26 111 (vinte e seis mil, cento e onze) acções, representativas, no seu conjunto, de 2% do capital social do Banco de Fomento Angola, S.A., nos termos previstos no contrato de compra e venda celebrado entre aquelas duas entidades”.

O BPI já tinha comunicado hoje que o Banco Central Europeu não se vai opôr à venda, uma operação de alienação que deverá finalmente resolver o problema do banco português à exposição aos grandes riscos de Angola. O banco liderado por Fernando Ulrich também anunciou hoje que o Banco Nacional de Angola autorizou o pagamento de 36,9 milhões de euros de dividendos do BFA ao BPI relativos a 2015, mas adiantou que ainda faltam os dividendos relativos a 2014, no valor de 29,2 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.