[weglot_switcher]

Ataque cibernético: Twitter mostra transferências em tempo real. ‘Hackers’ já receberam 31 mil euros em resgates

Foram feitos até ao momento 122 pagamentos de resgate, no valor de 34,902 mil dólares, segundo um ‘bot’ de Twitter desenvolvido pela ‘Quartz’
14 Maio 2017, 19h42

Um ataque de ransomware afetou mais de 200 mil sistemas e atingiu 150 países, na passada sexta-feira, afetando computadores de diversas empresas, assim com o sistema nacional de saúde no Reino Unido.

Especialistas em segurança dizem que esta variedade de ransomware usada, chamada “Wanna Decryptor”, explora uma vulnerabilidade no Windows,  que foi divulgada no mês passado por um grupo de hackers anónimos, os “Shadow Brokers”. O grupo alegou ter roubado o ransomware da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA.

As mensagens exibidas nos computadores incluíam a exigência de um pagamento em bitcoins para três endereços de “carteiras” (termos técnico para as contas de ‘bitcoin’).

Peritos em segurança descobriram que esses três endereços estavam codificados no malware (abreviatura para “software malicioso”, é considerado ser um tipo de software maligno que pretende aceder secretamente um dispositivo sem o conhecimento do utilizador). E, como todos os endereços bitcoin, essas “carteiras” estão ligados a contas acessíveis publicamente. As carteiras mostram cada pagamento que as vítimas enviaram na esperança de recuperar o acesso aos seus documentos.

Com esta informação, a Quartz configurou um bot do Twitter para seguir cada uma das três carteiras, sendo que cada tweet mostra uma transação, ou seja, um pagamento de resgate, com o valor do pagamento associado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.