[weglot_switcher]

Bitcoin atinge novos recordes, apesar da discórdia sobre futuro da criptomoeda

A Bitcoin continua a sua valorização, atingindo novos recordes, apesar da divisão interna sobre o aumento dos blocos de dados a serem processados. A criptomoeda já vale 2.793,6 euros.
  • Reuters/Benoit Tessier
7 Agosto 2017, 10h20

A Bitcoin valorizou-se cerca de 16% durante o fim de semana, atingindo um valor recorde de 3.292,4 dólares (2.793,6 euros), apesar da divisão entre os “mineiros” que se verificou na passada semana, diz a Bloomberg.

A divisão, e consequente debate, prende-se com a forma como será atualizada a tecnologia que serve de base ao processo de criação de moeda e à sua transação, com um grupo de programadores a apoiar uma solução chamada SegWit2x, contra “mineiros” (geradores de moeda digital) que pretendem aumentar de forma drástica o tamanho dos blocos de dados a serem processados. Alguns deles chegaram mesmo a criar uma nova moeda digital, a Bitcoin Cash.

“A divisão orquestrada pelos mineiros teve tração limitada e não irá impactar o preço ou desenvolvimento futuro da Bitcoin”, afirmou à agência Aurelien Menant, CEO da Gatecoin Ltd., uma bolsa de câmbio de criptomoeda baseada em Hong Kong, referindo-se à cisão. “A ativação do SegWit é um marco importante na evolução tecnológica da Bitcoin”, acrescentou.

Avanço tecnológico
No centro da disputa entre “mineiros” e programadores está uma questão que tem impedido o desenvolvimento da Bitcoin: com o aumento da sua popularidade, a velocidade das transações diminuiu, fruto do limite existente para a quantidade de dados que pode ser processada pelas blockchains. O SegWit2x migrará alguns desses dados para a rede principal, ao mesmo tempo que aumentará o tamanho dos blocos de dados para dois megabytes em novembro (500 kb para o Bitcoin Cash). Ainda que o primeiro passo da implementação do SegWit2x já tenha sido dado, esta luta interna pode comprometer a transição.

Ao passo que a Bitcoin “original” aumenta o seu valor, o da recém-criada Bitcoin Cash caiu 67% face à semana passada, revelam os dados da CoinMarketCap, o que apenas contribui para o aumento da popularidade da sua “irmã mais velha”. Para já, a Bitcoin Cash tem uma capitalização de cerca de quatro mil milhões de dólares, comparada com os 53 mil milhões de dólares de capitalização da criptomoeda original.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.