[weglot_switcher]

Caixa BI diz que preço da OPA à EDP é “demasiado baixo”

O banco de investimento acredita que a contrapartida oferecida pela China Three Gorges para comprar a EDP é insuficiente para garantir o sucesso. As acões da energética dispararam mais de 10% para 3,43 euros.
  • Cristina Bernardo
14 Maio 2018, 08h43

Num comentário curto integrado no Equity Daily, o Caixa Banco de Investimento referiu que vê a preço oferecido pela China Three Gorges pela totalidade do capital da EDP como baixo.

“Na nossa opinião o preço da oferta é demasiado baixo para que a mesma possa ter sucesso”, afirmou.

A estatal chinesa, que é a principal acionista da empresa liderada por António Mexia com 23%, ofereceu uma contrapartida de 3,26 euros por cada ação, o que representa um prémio de 4,82% face aos 3,11 euros do valor de fecho de sexta-feira.

As ações da EDP disparam esta segunda-feira 10,29% para 3,43 euros, máximos de novembro de 2015.

A CTG é a maior acionista da Energias de Portugal, que por sua vez controla 82% da EDP Renováveis. A estatal chinesa na sexta-feira também anunciou uma OPA obrigatória à subsidiária para as energias limpas. Enquanto no caso da EDP, a CTG ofereceu um prémio de quase 5%, no caso da EDP Renováveis a contrapartida ficou nos 7,33 euros, abaixo dos 7,84 euros, de valor de fecho na sexta-feira.

“O preço oferecido pelas ações da EDPR está abaixo do preço de mercado pelo que o sucesso da oferta nos parece muito reduzido”, referiu o Caixa BI.

Os títulos da EDP Renováveis sobem 2,17% para 8,015 euros por ação.

 

[Atualizada às 08h59]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.