[weglot_switcher]

Coreia do Norte ameaça atacar território americano de Guam

Pyongang afirmou, na madrugada desta quarta-feira, que está a estudar “cuidadosamente” a possibilidade de realizar um ataque com misseís sobre o território localizado no Oceano Pacífico.
9 Agosto 2017, 07h54

A Coreia do Norte afirmou, na madrugada desta quarta-feira, que está a estudar “cuidadosamente” a possibilidade de realizar um ataque com mísseis sobre o território dos Estados Unidos de Guam, no Oceano Pacífico. O anúncio foi feito como reação à afirmação do presidente norte-americano, Donald Trump, que, horas antes, explicou que os Estados Unidos responderiam com “fogo e fúria” a qualquer ameaça.

A afirmação de Pyongang foi divulgada por agências internacionais e teria sido difundida por meio da Agência Estatal de notícias do governo norte-coreano. Segundo um comunicado divulgado pela agência, o plano de ataque contra Guam pode ser executado “a qualquer momento”, e que um ataque só depende da ordem do líder do regime, Kim Jong Un.

A agência estatal também afirmou que pode realizar um ataque preventivo caso os Estados Unidos mantenham o tom provocativo.  Além disso, agências de notícias da Coreia do Sul informaram que o regime norte-coreano poderia lançar misseis nas proximidades de base militares dos Estados Unidos em Guam.

No fim de semana, as Nações Unidas aprovaram sanções contra a Coreia do Norte e além disso, os Estados Unidos fizeram mais manobras na região recentemente, assim como testes de misseis balísticos. Depois das afirmações do republicano, a Coreia ameaçou e respondeu que os exercícios militares e a postura do governo norte-americano poderia “provocar um grave conflito”.

Analistas consultados pela imprensa americana receberam a declaração com apreensão porque, segundo eles, a Coreia do Norte já teria capacidade de lançar uma bomba nuclear de pequeno porte usando seu arsenal de mísseis.

Guam é um território organizado não incorporado norte-americano na Micronésia, no oeste do Oceano Pacífico. A ilha foi controlada pela Espanha até 1898, passando para o domínio dos Estados Unidos após o Tratado de Paris na sequência da Guerra Hispano-Americana. Com 541 quilómetros quadrados, Guam tem uma população de aproximadamente 178 mil pessoas e as instalações norte-americanas na ilha estão entre as bases dos Estados Unidos de maior importância estratégica no Pacífico Ocidental.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.