[weglot_switcher]

EUA, México e o muro: a saga continua. Reunião suspensa

México cancelou reunião com os EUA, após tweet de Donald Trump onde insiste que deverá ser o México a pagar a construção do muro na fronteira entre os dois países.
26 Janeiro 2017, 17h09

O Presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu e cumpriu: assinou o decreto para a construção do muro na fronteira entre os EUA e o México. O Presidente do México, Enrique Peña Nieto, prometeu e voltou a prometer: não vai acarretar com os custos da construção. Trump retaliou: se o México não pagar, Peña Nieto não irá pisar o território americano na próxima semana. E o presidente mexicano já respondeu: a reunião está cancelada.

Trump ameaçou, esta quinta-feira, através da conta do Twitter, cancelar o encontro com o homólogo mexicano caso Peña Nieto continue a insistir em não pagar “a grande muralha”. O encontro com o líder mexicano estava agendado para o início da próxima semana, em Washington, mas segundo as últimas informações do governo mexicano não irá concretizar-se.

“Os EUA têm um défice comercial com o México de 60 mil milhões de dólares. Desde o início a NAFTA foi um acordo apenas para um lado, com despedimentos em massa e perdas para as empresas”, publicou o líder americano na conta da rede social.

“Se o México não estiver disposto a pagar pelo tão necessário muro, então será melhor cancelar a reunião programada”, acrescentou Trump.

O homólogo mexicano de Trump tomou uma decisão e já a anunciou na conta do Twitter. A reunião não se irá concretizar. “Esta manhã informamos a Casa Branca que não assistirei à reunião de trabalho programada para a próxima terça-feira com o presidente americano”, divulgou  Peña Nieto. “O México reitera a sua vontade de trabalhar com os Estados Unidos para chegar a acordos com os Estados Unidos”, acrescentou.

Num vídeo publicado na conta do Twitter, na quarta-feira à noite, o presidente mexicano já tinha reiterado que “lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de continuar a construção de um muro que, nos divide em vez de nos unir”.

Quanto custa o muro?

Na equação da construção do muro, o elemento custo continua estar longe de estar esclarecido. Os líderes republicanos no Congresso, Paul Ryan, da Câmara dos Representantes e Mitch McConnell, do senado, estimam que a grande muralha que Trump pretende construir na fronteira entre os EUA e o México terá um custo entre os 12 mil e os 15 mil milhões de dólares, segundo o Expansión.

McConnell prevê que a construção será entre “os 12 mil e os 15 mil milhões de dólares”, disse em conferência de imprensa.

“Sentimos que temos uma obrigação de cumprir com os compromissos feitos durante a campanha eleitoral”, disse Ryan, presidente da Câmara dos Representantes.

O líder da Câmara dos Representantes não esclareceu se o gasto contribuirá para aumentar o défice fiscal dos EUA, o oposto do que tem defendido nos últimos anos.

Os cálculos são, contudo, inferiores aos efetuados pelas empresas de construção ouvidas pelo Guardian, que calcularam custos a rondar os 30 mil milhões de dólares, embora superiores ao anunciado por Trump durante a campanha eleitoral onde apontou para os 8 e os 10 mil milhões de euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.