[weglot_switcher]

Galp: produção sobe 67,9% no fecho do ano

Empresa portuguesa aumentou o ‘net entitlement’com duas novas unidades flutuantes de produção de petróleo e gás no Brasil.
31 Janeiro 2017, 08h13

A produção de petróleo da Galp Energia aumentou no último trimestre de 2016 em 67,9%, face ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados comunicados esta terça-feira à Comissão de Mercados e Valores Mobiliário (CMVM). A produção total da empresa energética fixou-se nos 84,9 mil barris/dia entre petróleo e gás natural.

Nos últimos três meses no ano, a produção após pagamento de impostos (net entitlement) da Galp aumentou 15,6% em relação ao trimestre anterior. O aumento está relacionado com o estabelecimento de duas novas unidades flutuantes de produção de petróleo e gás, ambas no Brasil. A empresa também estabeleceu ligações com novos poços no país.

No que diz respeito à produção total (working interest), a Galp subiu 63,2% em relação ao período homólogo. Dos 84,9 mil barris diários, 75,6 mil barris são de petróleo e os restantes 9,3 mil barris de gás natural, de acordo com as informações comunicadas à CMVM. O preço do Brent subiu em média 12,7% nos últimos três meses do ano e fixou-se nos 49,3 dólares por barril, um aumento face aos 45,9 dólares por barril no período anterior.

As margens de refinação ‘benchmark’ para a Europa ficou nos 3,9 dólares por barril, uma descida em relação aos quatro dólares no fim de 2015. Apesar de serem uma referência para a empresa, estas margens não são definitivas sendo que a Galp Energia ainda vai divulgar os resultados a 21 de fevereiro.

Em relação às vendas da Galp, o gás natural aumentou 10% entre o fim de 2015 e de 2016, sendo de ressalvar a importância das vendas em trading. As vendas a clientes diretos subiu 5,6%, influenciada pelos setores da indústria e da eletricidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.