[weglot_switcher]

Governo italiano destina 20 mil milhões para salvar a banca

O ministro da Economia, Pier Carlo Padoan, disse que a medida respeitará as regras da União Europeia nesta matéria.
  • REUTERS/Max Rossi
20 Dezembro 2016, 12h15

Itália prepara um fundo de até 20.000 milhões  de euros para garantir a liquidez da banca e ajudar as instituições financeiras a aumentar o capital caso seja necessário. Uma medida anunciada hoje e que ainda terá de ser aprovada pelo Parlamento.

“É uma medida de precaução“, disse Paolo Gentiloni à imprensa, referindo-se ao anúncio do ‘pacote’ de 20 mil milhões de euros. “Acreditamos que é nosso dever tomar esta medida para proteger as poupanças” dos italianos.

“Espero que todos os grupos parlamentares partilhem esta responsabilidade”, disse Gentiloni aos jornalistas, no final do conselho de ministros que aprovou a medida.

O ministro da Economia, Pier Carlo Padoan, disse ainda que esta medida respeitará as regras da União Europeia em matéria de ajudas de Estado.

O Governo quer aprovar a constituição deste fundo para salvaguardar o sector em caso de falhanço da recapitalização do Monte dei Paschi.

O plano de recapitalização da banca em Itália surge numa altura particularmente importante com o banco mais antigo do mundo o Monte dei Paschi a tentar recapitalizar-de no valor de cinco mil milhões de euros.

O banco chamou os obrigacionistas do banco a trocar aproximadamente 2.100 milhões de euros de obrigações por ações; e vai também fechar a colocação de ações junto de investidores institucionais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.