[weglot_switcher]

Grupo Amorim vende até 10% do capital da Corticeira

A oferta, particular, é destinada apenas a investidores institucionais fora dos EUA e serve para responder ao “interesse crescente” do mercado.
3 Novembro 2016, 18h10

A Amorim International Participations, a Corticeira Amorim, SGPS e a Investmark Holdings decidiram lançar uma Oferta Particular de Venda (OPV) de ações representativas de capital social da Corticeira, até 10% do capital da Corticeira Amorim. A oferta e a venda de ações será exclusivamente dirigida e executada junto de investidores institucionais fora dos EUA, segundo avança a maior produtora de cortiça do mundo.

Com a operação, o grupo nacional “visa contribuir para o reforço do nível de dispersão do capital social da Corticeira Amorim, indo de encontro ao crescente interesse manifestado por investidores, nacionais e internacionais, potenciando a liquidez do título e fomentando uma maior representatividade do título no PSI20” diz ainda a Corticeira em comunicado enviado à CMVM.

O banco foi mandatado para atuar como coordenador do processo de venda, enquanto que ao Banco Português de Investimento caberá atuar como ‘joint bookrunner’.

“Os oferentes, bem como as entidades controladas por ou sob controlo conjunto dos Oferentes, comprometem-se a respeitar um prazo de lock-up de 180 dias, contados da data da liquidação da oferta, relativo à venda das ações da Corticeira Amorim detidas por estas entidades, que não venham a ser alienadas no âmbito da oferta”, diz ainda o comunicado.

O documento avisa ainda que a operação não será válida em diversos mercados para além do dos EUA. Nos mercados do “Canadá, Japão, Austrália ou África do Sul” “não existirão ofertas públicas de valores mobiliários no âmbito ou com respeito à transacção coberta pelo presente cominicado”, diz a Corticeira Amorim. Desta forma, pretende preservar o valor dos activos mobiliários que forem alvo de aquisição particular.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.