[weglot_switcher]

Há médicos a dar consultas de guarda-chuva na mão

No Algarve, o insólito acontece em três gabinetes médicos: os profissionais de saúde atendem os utentes com um guarda-chuva devido às infiltrações nos espaços.
15 Dezembro 2016, 11h10

“Não podemos ter consultas médicas a funcionarem debaixo de chuva e com infiltrações”, alerta Tiago Botelho, porta-voz da Administração Regional de Saúde do Algarve. Nesta região, nas cidades de Albufeira e de Loulé, existem três unidades de saúde que operam e contentores há cerca de cinco anos e, sempre que chove, há infiltrações.

A chuva chega aos gabinetes e leva a que os médicos utilizem guarda-chuva enquanto consultam os pacientes, relata, esta manhã, a TSF. O responsável pela Administração Regional de Saúde do Algarve explicou à rádio que os doentes deviam ser encaminhados para outros locais.

Segundo Tiago Botelho, foi pedido um orçamento a uma empresa “para colocar um reforço na cobertura precisamente que poderia haver infiltrações neste inverno” e deve haver desenvolvimentos, nomeadamente um reforço da cobertura, já nos próximos dias.

O problema das infiltrações não é o único nestes gabinetes. O Sindicato dos Enfermeiros refere que a falta de isolamento está a provocar “alergias de pele e respiratórias” aos funcionários. “Estava literalmente a chover dentro dos gabinetes”, realça Nuno Manjua.

O representante do sindicato diz que apenas exige que as pessoas trabalhem num ambiente seguro.

Desde 2010 que a Unidade de Saúde Familiar de Albufeira está instalada de forma provisória em pré-fabricados e a de Loulé foi colocada um ano mais tarde. A construção do novo espaço vai ser iniciada nos primeiros meses do próximo ano.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.