Inteligência Artificial: O que vai a NASA revelar esta semana?

É possível que a novidade a anunciar pela NASA esteja relacionada com a descoberta de um novo exoplaneta.
12 Dezembro 2017, 17h21

A NASA anunciou uma grande conferência de imprensa para revelar nova – ou novas – descoberta (s) feitas pelo telescópio espacial Kepler. A conferência terá lugar no dia 14 de dezembro, pelas 18h (hora de Lisboa) e será transmitida ao vivo no sítio da agência espacial norte-americana.

A agência espacial norte-americana revelou muito pouco sobre o que será falado na conferência de imprensa, que terá como participantes o diretor da Divisão de Astrofísica da NASA, Paul Hertz, o astrónomo Andrew Vanderburg, a cientista de projeto do Kepler Jessie Dotson e o engenheiro de software da divisão de inteligência artificial da Google, Christopher Shallue. A participação da Google neste briefing deve-se ao facto de a NASA recorrer à inteligência artificial da Google para analisar os dados fornecidos pelo Kepler, também conhecido como caça-planetas. Aliás, a descoberta a revelar foi feita com recurso a ferramentas da Google.

Sendo o Kepler, um telescópio com a especial função de detetar a existência de exoplanetas (planetas que orbitam outra estrela que não o Sol) e respetivas condições de vida, é possível que a conferência esteja relacionada com a descoberta de um novo planeta.

O telescópio Kepler foi lançado em 2009 e, desde então, tem recolhido novas informações para lá do sistema solar. É graças ao caça-planetas, refira-se, que os astrónomos passaram a acreditar que pode existir, pelo menos, um planeta para cada estrela (com dimensão idêntica ou superior do Sol).