[weglot_switcher]

José Eduardo dos Santos vai deixar a presidência de Angola

O atual ministro da Defesa, João Lourenço, vai liderar o partido nas próximas eleições. José Eduardo dos Santos já tinha mostrado interesse em abandonar o cargo, mas deixou agora escrito o nome do seu sucessor.
2 Dezembro 2016, 10h35

O Comité Central do MPLA reúne-se esta sexta-feira e o tema em cima de mesa é hoje mais moroso e particular do que qualquer outro: até ao final do próximo ano, José Eduardo dos Santos vai deixar de ser presidente de Angola.

Esta manhã, José Eduardo dos Santos discursou na abertura do encontro, mas não fez comentários sobre a recandidatura. “O nosso objetivo é ganhar as eleições com maioria qualificada ou no mínimo maioria absoluta. O segredo estará na disciplina, na união e coesão de todos em torno dos nossos candidatos, quer no processo da campanha eleitoral quer no momento da votação”, afirmou.

A notícia foi avançada pelo semanário “Expresso”, que aponta o nome de João Lourenço, atual ministro da Defesa e antigo comissário político das FAPLA, como sucessor. Ao que apurou o semanário, é a primeira vez o nome do sucessor em documento. O antigo deputado do MPLA Jacques dos Santos explicou ao correspondente do “Expresso” que o abandono das atuais funções foi “a melhor decisão que poderia tomar”, dado o seu desgaste.

Durante a última reunião da cúpula do partido, José Eduardo dos Santos começou a dar indicações de que poderia tomar a decisão. Ainda que alguns membros do MPLA não apoiassem a decisão, o ainda presidente angolano deu a entender que não se recandidataria às eleições de 2017. José Eduardo dos Santos nunca antes havia levado as intenções para a frente até agora, quando nomeou o seu sucessor.

Na perspectiva dos analistas que o semanário contactou, confrontado com uma conjuntura altamente adversa e com níveis de popularidade mais baixos da História, José Eduardo dos Santos não tem alternativa senão abandonar a presidência.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.