[weglot_switcher]

Libra dispara com promessa de levar o acordo do Brexit ao parlamento

Os deputados em Westminster vão poder votar sobre o acordo do Brexit, prometeu Theresa May.
17 Janeiro 2017, 13h20

A primeira-ministra Theresa May prometeu levar o acordo para a saída Reino Unido da União Europeia a votação no parlamento, provocando o maior disparo da libra esterlina face ao dólar norte-americano desde julho do ano passado.

“O Governo vai apresentar o acordo final entre o Reino Unido e a UE a votação nas duas câmaras do parlamento”, disse May, no discurso em que  detalhou os planos para o Brexit.

A libra aprecia-se 2,66% para 1,2369 dólares, tendo chegado a tocar nos 1,239 dólares.

800x-1

Ontem a moeda britânica tinha descido 1,1%, a maior queda desde 15 de dezembro, tendo tocado num mínimo ‘intraday’ nos 1,1986 dólares, pressionada por notícias a anteciparem que May iria anunciar um ‘hard Brexit’.

“O discurso de Theresa May resultou no melhor desempenho diário da libra esterlina desde 2008. A moeda do Reino Unido apreciou mais de 1,5% na sessão de hoje em relação ao euro e ao dólar imediatamente após o discurso, esta manhã, em Londres”, disse Enrique Díaz-Álvarez, Diretor de Risco da Ebury.

Theresa May não deixou dúvidas sobre os moldes do abandono da União Europeia (UE). Sobre o mercado único, não haverá negociações para a continuação do Reino Unido no acordo comercial. Estando fora do mercado único, o Reino Unido não terá de fazer grandes contribuições para a UE, mas continuará a fazer pequenos pagamentos.

“O que eu estou a propor não pode significar participação no mercado único”, frisou a primeira-ministra.

Enrique Díaz-Álvarez, da Ebury, explicou que “após estas declarações já esperadas, os mercados reagiram comprando libras após a promessa de Theresa May que uma votação parlamentar seria necessária para que o Reino Unido saia da União Europeia”.

“Esperamos que a volatilidade se mantenha ao longo das próximas semanas e meses. O verdadeiro teste da moeda terá lugar quando o artigo 50 for acionado, começando, nessa altura, a materializar-se em vários acordos comerciais. Porém, uma vez que os mercados estão preparados para cenários negativos, acreditamos que é provável haver aumentos modestos na libra, particularmente face o euro,” adiantou Díaz-Álvarez.

(notícia atualizada às 16h01)

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.