[weglot_switcher]

Ministério das Infraestruturas diz que Lacerda Machado na TAP é “especulação”

O jornal online ECO está a noticiar que o “amigo” do primeiro-ministro vai ser chairman da TAP, mas Ministério da Infraestrutura diz que é “especulação desinformada”.
20 Janeiro 2017, 21h17

O site ECO noticia hoje que o governo deverá indicar Diogo Lacerda Machado para chairman da TAP, no âmbito do acordo assinado em maio de 2016 entre o Estado e os privados que define a relação de forças na transportadora nacional, e cita fontes conhecedoras do processo.

O Jornal Económico contactou o Ministério das Infraestruturas para confirmar a notícia e a resposta é que se trata de “especulação desinformada”. Não desmentindo no entanto o nome de Lacerda Machado para a função, mas antes dizendo que o processo ainda está longe da fase de nomeação dos órgãos sociais.

Mas a confirmar-se será uma nomeação que promete ser polémica uma vez que Diogo Lacerda Machado esteve na “reversão” da privatização da TAP feita pelo governo anterior, levando o consórcio Gateway (de David Neeleman e Humberto Pedrosa) a entender-se com o Governo.

Antes da reversão, o Estado ficou com 39% da companhia aérea e o consórcio Atlantic Gateway com 61%, negócio fechado no governo anterior.

António Costa chegou a primeiro-ministro e cumpriu a promessa de reverter esse acordo, tendo nomeado Lacerda Machado para o representar nessas negociações. Assim foi Diogo Lacerda Machado quem fez a renegociação dos termos da parceria na TAP, que resultou no acordo para um reforço do capital do Estado até aos 50%, com um investimento de 1,9 milhões de euros. Esta negociação levou ao estabelecimento de um novo acordo parassocial que define que é o Estado a nomear o presidente do Conselho de Administração da TAP SGPS, hoje liderado por Humberto Pedrosa, o sócio português do consórcio privado. O CEO é nomeado pelos privados e o conselho de administração terá um número paritário de administradores, seis, indicados pelo Estado e pelos privados. O Chairman tem voto de qualidade em caso de empate.

O Governo renovou recentemente o contrato de prestação de serviços por mais seis meses com Diogo Lacerda Machado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.