[weglot_switcher]

Falta de médicos ameaça urgências no Natal e Ano Novo

Caos nas urgências dos hospitais pode vir a agravar-se durante o mês de dezembro, devido à falta de profissionais de saúde para preencher as escalas.
30 Novembro 2016, 12h31

Alguns hospitais podem estar em risco de não conseguir médicos suficientes para várias especialidades em vários dias do mês de dezembro, incluindo o dia de Natal e fim-de-ano, alerta a Ordem dos Médicos.

“As escalas estão vazias. Já recebi um email de um colega de um hospital a relatar que a escala está cheia de faltas em dezembro. E muitas das empresas não têm capacidade para colocar médicos”, conta o presidente da secção Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, ao Diário de Notícias.

Para resolver este problema, as empresas de prestação de serviço já estão a colocar anúncios a pedir médicos. Segundo uma investigação feita pelo DN, a anestesiologia é uma das especialidades que mais faz falta no Serviço Nacional de Saúde (SNS), seguida da dermatologia, radiologia e medicina interna.

A Ordem dos Médicos lembra que o mês de dezembro é por norma o que regista uma maior afluência por causa da gripe e doenças respiratórias causadas pelo frio, o que pode gerar o caos nas urgências, no caso de estas vagas não serem devidamente preenchidas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.