[weglot_switcher]

Pinto da Costa: “Aquilo que se passa nos outros clubes não afeta nada o meu dia dia”

Numa menção ao momento atual vivido pelo Sporting Clube de Portugal, o dirigente máximo dos ‘dragões’ demonstrou-se despreocupado ao que se pasa em Alvalade. “Não me preocupa e não é um problema que me diga respeito”, disse. Esta segunda-feira, o a SAD portista apresentou em Lisboa, os resultados de uma ida ao mercado entre 16 de maio e 1 de junho de 2018.
  • Miguel Vidal / Reuters
4 Junho 2018, 20h39

O presidente do Futebol Clube do Porto, e da respetiva Sociedade Anónima Desportiva (SAD), Jorge Nuno Pinto da Costa, afirmou que não está preocupado com o atual clima que vive o futebol português. Questionado pelos jornalistas, numa alusão às questões em volta do Sporting CP, na sessão de apresentação dos resultdados da emissão obrigacionista da SAD portista para 2018-2021, no valor de 35 milhões de euros, o líder dos ‘dragões’ disse: “Aquilo que se passa nos outros clubes não afeta o meu dia dia”.

Pinto da Costa argumentou que já houve situações idênticas notros setores de atividade, “com maiores consequências”. “Não me preocupa e não é um problema que me diga respeito”, afirmou sobre a crise do clube de Alvalade. Já Fernando Gomes, administrador da SAD, não foi tão taxativo ao afirmar que houve receio que a situação do Sporting CP prejudicasse esta oepração dos ‘azuis e brancos’.

Na sequência da apresentação dos resultados da emissão obrigacionista da Futebol Clube do Porto SAD, Pinto da Costa ainda fez saber que está convicto que para o ano o clube da Invicta deixará de estar sob a alçada da UEFA, no que a questões de fair-play financeiro respeita.

Quanto à preparação da próxima época desportiva, o dirigente máximo do FC Porto disse que o clube irá contratar os jogadores que o treinador Sérgio Conceição “entender necessitar”, garantindo que o clube “não necessita que se gaste aquilo que já se vendeu. Isto é, Pinto da Costa, afastou o cenário de contratações de valor elevado para a época 2018/2019, devido às regras financeiras da UEFA, que “impede de gastar mais do o que efetuamos em vendas”.

O presidente dos ‘dragões’ esteve esta quarta-feira na sede da Euronext, em Lisboa, para marcar presença na apresentação dos resultados da emissão obirgacionista da SAD portista, no valor de 35 milhões de euros. Fez-se acompanhar de uma comitiva do clube, na qual incluia Fernando Gomes, administrador da SAD, e por Carlos Tavares, CEO e chairman do Montepio, líder do consórcio de bancos gestores da operação de emissão de obrigações.

A Futebol Clube do Porto SAD colocou hoje um empréstimo obrigacionista de 35 milhões de euros, registando uma procura 1,87 vezes superior à oferta, anunciou a Euronext Lisboa, em comunicado. A emissão de obrigações da FC Porto SAD para 2018-2021 já tinha a procura a superar o montante da oferta logo ao segundo dia, com o total de pedidos, no final do prazo, a quase duplicar os 35 milhões oferecidos.

Os resultados da emissão, apresentados na Euronext Lisbon, dão conta de 28 milhões de euros de procura logo no primeiro dia da subscrição, a 16 de maio, um valor que foi subindo até aos 66.296.125 euros, quando foi dada por encerrada a subscrição da emissão, que foi coordenada pelo Montepio com mais oito bancos.

A oferta pública de subscrição decorreu entre 16 de maio e 1 de junho de 2018 e a liquidação física e financeira ocorrerá a 6 de Junho. O empréstimo tem uma maturidade de três anos, estando o reembolso previsto para 7 de junho de 2021. A taxa de juro bruta é de 4,75%.

Os resultados da emissão indicam que a FC Porto SAD ficou com 3.212 obrigacionistas, sendo que 133 destes subscreveram mais de 50 mil euros.

A emissão – nona obrigacionista da FC Porto SAD em 20 anos – pagará juros semestrais à taxa anual de 4,75%, um acréscimo de 0,50 pontos percentuais face à obrigação que vence em 2020.

Ainda assim, Fernando Gomes, administrador da SAD do ‘dragão’, considera que a taxa é “muitíssimo competitiva” e que “se pagaria mais em qualquer banco”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.