[weglot_switcher]

Portugueses admiram elétricos, mas compram térmicos

Perceção dos portugueses dos modelos elétricos e híbridos está cada vez melhor e 84% dos lusos encaram os modelos térmicos como sinónimo de poluição, conclui o relatório Observador Cetelem Automóvel 2017
2 Agosto 2017, 17h09

De acordo com os dados do Observador Cetelem Automóvel 2017, os portugueses têm uma opinião positiva em relação às viaturas elétricas e híbridas. O estudo levado a cabo pela empresa de crédito ao consumo afirma que os portugueses atribuem uma pontuação de 7,1 e 7,4, respetivamente, a este tipo de motorizações, numa escala de 0 a 10.

A acompanhar esta perceção positiva dos portugueses face aos modelos elétricos está uma perceção negativa dos modelos equipados com motores de combustão. Novamente de acordo com os dados do Observador Cetelem Automóvel 2017, 84% dos portugueses acredita que os automóveis Diesel e a gasolina são sinónimo de poluição, um valor acima dos 70% de consumidores dos restantes países europeus com a mesma opinião.

Ainda assim, os dados publicados por este estudo referem que apenas 7% dos portugueses considera o nível de poluição e impacto ambiental um critério importante no momento da compra de um veículo, o que faz com que os construtores tenham de encontrar formas de minimizar a disparidade observada entre as viaturas que os portugueses admiram e as que acabam por comprar.

“Neste momento, observamos que a preocupação ambiental ainda não é tão relevante para os portugueses como o preço ou o consumo de combustível na hora de comprar um veículo. No entanto, a associação entre viaturas e poluição, acompanhada por uma opinião bastante favorável sobre carros amigos do ambiente, são indicadores de que se está a desenvolver uma consciencialização ambiental em linha com as tendências atuais e futuras do setor automóvel», conclui Pedro Ferreira, diretor da área automóvel do Cetelem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.