[weglot_switcher]

Primeiro grande avião “made in China” já voa

Veja aqui as imagens do voo inaugural que descolou do aeroporto de Pudong, em Xangai, com pompa e circunstância.
5 Maio 2017, 11h06

Foi inaugurado esta sexta-feira o primeiro avião de passageiros de grandes dimensões fabricado na China. O avião é um C919 produzido pela empresa pública Comac – Commercial Aircraft Corporation of China, que terá o objetivo será concorrer com o A320 da Airbus e o Boeing 737. O voo inaugural descolou do aeroporto de Pudong, em Xangai, com pompa e circunstância, segundo a Fortune.

A televisão pública chinesa transmitiu em direto o primeiro voo do avião com uma câmara colocada no cockpit. Depois de 80 minutos de voo, o C919 aterrou de volta em segurança. O avião, que tem capacidade para transportar entre 158 e 174 passageiros e autonomia para 4075 a 5555 quilómetros, será utilizado para viagens de médio curso.

O C919 custa cerca de 45 milhões de euros, consideravelmente menos que os dois concorrentes diretos, e inclui várias peças fornecidas pelas mesmas empresas que forneceram o Boeing Dreamliner, mas diferente tecnologia. A Comac foi criada em 2008 pelo governo chinês, resultando da combinação de várias empresas de aviação, depois de várias tentativas falhadas de construir um jato comercial capaz de competir com a dominância do Boeing e da Airbus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.