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Receitas dos supermercados Dia em Portugal sobem para 853 milhões de euros em 2017

O grupo Dia divulgou esta quinta-feira os resultados referentes ao ano passado. A empresa fechou 2017 com 630 lojas no país e foi penalizada, a nível global, pelas operações na China.
  • Ricardo Currás, CEO do grupo Dia
22 Fevereiro 2018, 07h58

O grupo Dia (Distribuidora Internacional de Alimentación), que detém os supermercados Minipreço, fechou 2017 com um número total de vendas brutas em Portugal no valor de 852,8 milhões de euros, representando 8,3% das vendas totais do grupo e um subida de 0,6% comparativamente a 2016.

De acordo com os dados enviados à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), o número de lojas totalizadas em Portugal no ano passado foi de 630, das quais 333 próprias e 297 em modelo franchising, o que compara com as 623 (367 próprias e 256 em regime de franquia) de 2016.

O grupo registou ao todo 7.388 lojas (3.603 próprias e 3.785 em franchising), distribuídas pela Península Ibérica, Argentina e Brasil, um número ligeiramente inferior ao de 2016 (7.420 lojas). Quanto ao negócio online, a empresa teve vendas de 58 milhões de euros em Espanha e a quota de mercado chegou aos 10%.

A rede de supermercados apresentou um resultado líquido ajustado de 217 milhões de euros em 2017, menos 19,2% do que o ano anterior, sendo que o lucro líquido atribuído caiu 38% para 109,6 milhões de euros devido ao fim das operações na China, no passado mês de maio. O grupo continua à espera de um investidor, conforme explicou aos jornalistas.

Na globalidade do grupo Dia, assinalaram-se em 2017 ventas brutas – volume de negócios obtido nas lojas, próprios e franqueadas, incluindo todos os impostos indiretos – de 10.334 milhões de euros, um valor 1,5% superior ao do ano anterior.

O grupo liderado por Ricardo Currás destaca que se transformaram 613 lojas em Portugal e Espanha no ano passado, oferecendo novidades como um ponto de venda para frangos assados e uma máquina de sumos de laranja natural. Para 2018, o Dia estabelece como meta mais de 1.000 transformações de lojas “que oferecerão novos serviços e soluções, o que estabelecerá uma boa base de crescimento para este ano”.

Recorde-se que, em 2016, a cadeia de supermercados tinha registado com um número total de vendas brutas no valor de 848 milhões de euros, representando 8% das vendas do grupo total em relação a 2015.

Os títulos do Dia negoceiam no IBEX em terreno negativo (-1,64%) para os 3,833 euros [8h16].

A conferência de imprensa do grupo para apresentação de resultados à imprensa realiza-se às 12h30 (hora local).

Em Madrid

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