[weglot_switcher]

Rendas a estudantes sobem 11% em Lisboa e 8% no Porto

Na capital, a maioria dos alunos do ensino superior mora na zona de Arroios. Na zona do Porto, os jovens universitários procuram mais em Paranhos.
  • Cristina Bernardo
17 Agosto 2017, 12h39

As rendas cobradas aos estudantes universitários aumentaram 11% em Lisboa e 8% no Porto, comparativamente ao período homólogo do ano passado, revelam esta quinta-feira os dados da plataforma online de alojamento Uniplaces.

O mais recente relatório, referente ao segundo trimestre de 2017, conclui que, na capital, a maioria dos alunos do ensino superior vive na zona de Arroios. A renda média por mês paga neste local é de 338 euros, sendo que assinalou uma procura de 12% por parte dos alunos universitários portugueses e estrangeiros.

Ainda assim, o valor médio pago em Arroios situa-se 26 euros abaixo da média lisboeta (364 euros). As áreas do Intendente (média de 399 euros mensais) e de São Sebastião (média de 397 euros mensais) apresentam os preços mais elevados, seguidas da Alameda (média de 369 euros mensais). O motivo pelo qual os jovens apostaram nestes locais foi o da proximidade às universidades, segundo o estudo da Uniplaces.

Quanto à zona do Porto, a renda média mensal praticada é de 272 euros, um valor que corresponde a menos 25% daquele que é cobrado na capital portuguesa. Contudo, a cidade de Matosinhos pratica preços médios 78 euros superiores a este montante (350 euros mensais).

“A norte do país, os estudantes preferem as zonas de Paranhos [média de 258 euros mensais], Bonfim [média de 273 euros mensais] e Cedofeita [média de 293 euros mensais] para morar”, explica a informação da plataforma de alojamento, acrescentando que uma das principais tendências verificadas é que na Invicta a procura é mais concentrada, relativamente a Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.