[weglot_switcher]

Secundária de Carcavelos em risco de fechar por falhas de segurança

A Associação Nacional dos Dirigentes Escolares denuncia que a falta de condições é um problema recorrente nas escolas onde a Parque Escolar intervém.
22 Dezembro 2016, 09h52

A Escola Secundária de Carcavelos está em risco de não abrir no início no segundo período devido a “problemas agudos de funcionamento e segurança”. A Parque Escolar discorda e diz que a escola “está operacional”.

A escola é uma das maiores do país e conta com quase 1900 alunos do 7º ao 12º ano. No entanto, segundo Adelino Calado, o diretor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos, em declarações ao jornal i, a escola apresenta falhas graves de segurança.

Faltam cerca de 400 lâmpadas dentro e fora das salas de aula, as janelas e estores estão na sua maioria avariados, permanecer múltiplas falhas no controlo das entradas na escola e no funcionamento do bar. Para além disso, a escola tem uma fatura milionária com a Parque Escolar, a empresa criada para renovar as escolas de todo o país, que em 2012 procedeu à intervenção na escola. Desde aí, a secundária paga uma renda anual de 500 mil euros mais 100 mil para despesas de manutenção.

Ao jornal i, Adelino Calado afirma que “não vamos abrir a escola em janeiro e ficará fechada enquanto isto não estiver resolvido e não houver condições mínimas de segurança na escola”.

O diretor explica que o problema se arrasta há quase um ano. Desde janeiro, que a escola tem alertado para o Ministério da Educação e para a Parque Escolar. Adelino Calado garante que a decisão de encerrar a escola recebeu a aprovação do conselho geral de segurança (composto por pais, alunos, autarquia, professores, funcionários e direção) e que no caso da visita da Parque Escolar às instalações escolares, marcada para esta sexta-feira, não resultar em alterações significativas, os alunos poderão encontrar as portas da secundária fechadas em janeiro.

A Parque Escolar afirma que atestou a escola e que esta “está operacional para o arranque do próximo período letivo”. Explica ainda que o concurso deste ano para a prestação de serviços para manutenção de 69 escolas em todo o país foi suspenso, devido a uma ação de contencioso pré-contratual, mas que a manutenção “tem sido assegurada através da adjudicação de trabalhos específicos de mantenção”.

A Associação Nacional dos Dirigentes Escolares adianta, ao i, que todas as escolas onde a Parque Escolar atua estão “no limite”, com “vários problemas que continuam à espera de resposta”.

Na secundária de Carcavelos trabalham 170 professores e 30 funcionários administrativos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.