[weglot_switcher]

Temperaturas já sobem aos 25 graus em seis distritos de Portugal

Numa primavera que se tem feito sentir inverno, é bom saber que as temperaturas estão, finalmente, com cheirinho a verão.
4 Abril 2017, 12h50

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que, nesta terça-feira, Portugal seja acompanhado por céu geralmente limpo, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, especialmente no decorrer da tarde. Nas terras altas, até ao final da manhã e no final do dia, o vento segue moderado a forte de nordeste.

Lisboa conta com temperaturas a oscilar entre os 13 e os 24 graus celsius. No Porto, a mínima foi de 8 e a máxima de 23 graus, considerando que o final do dia é acompanhado por cerca de 18 a 20 graus. Vila Real está entre os 9 e os 22 graus, Brangança entre 5 e 22 graus, Viseu entre os 8 e os 23 graus, e Guarda, que conta com as temperaturas mais baixas do dia, entre 7 e 19 graus.

No entanto, Castelo Branco e Coimbra contam com máximas de 25 graus e mínimas de 11 e 7 respetivamente. Santarém oscila entre 10 e 27 graus, sendo a temperatura máxima mais alta em Portugal no dia de hoje. Évora e Beja com 10 e 11 de mínima, pela mesma ordem, e 26 de máxima. Faro situa-se entre os 12 e os 24 graus celsius.

Embora as temperaturas sejam aliciantes, está prevista uma agitação marítima forte. Três barras do continente (Caminha, Vila Praia de Âncora e Esposende) estão fechadas à navegação e outras quatro condicionadas, segundo informação da Marinha, disponível na sua página.

A Barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros. Em Vila do Conde, as embarcações devem navegar duas horas antes e depois da preia-mar.

Também a barra da Figueira da Foz se encontra fechada para embarcações com calado inferior a 11 metros. São Martinho do Porto tem a sua barra condicionada devido ao assoreamento, pelo que as navegações podem apenas ser praticadas na preia-mar.

Foram ainda previstas, hoje na costa ocidental, ondas de noroeste com entre dois a três metros. Na costa sul antecipa-se ondas de sudoeste com entre um a um metro e meio.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.