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Toyota i-Tril: o elétrico pensado para as mulheres

O Salão de Genebra de 2017 foi o palco da apresentação mundial do i-Tril, um concept elétrico pensado para as mulheres do futuro: “sofisticadas, solteiras, com dois filhos e um estilo de vida vibrante”.
8 Março 2017, 10h15

O concept i-Tril foi uma das grandes estreias da Toyota no Salão de Genebra. O protótipo nipónico pretende ser uma alternativa viável aos carros do segmento A e B, veículos elétricos, transporte público e mesmo às motos. Antecipando uma mudança na mentalidade dos condutores, o i-Tril foi concebido com um novo tipo de cliente em mente: uma mulher sofisticada, solteira, entre os 30 e os 50 anos de idade, ativa, com dois filhos e um estilo de vida vibrante, mas muitas vezes dividida entre o “Tempo para mim” e os momentos “Filhos Felizes”, em que a prioridade são os filhos. O i-Tril pretende enfrentar e fundir este aparente conflito de lealdades através de três funções: Tecnologia Lean Ativa; “Envolvimento Descontraído”; e a disposição única dos bancos “Um-mais-Dois”.

Impulsionado por um motor elétrico e com 600 kg, o i-Tril tem uma articulação entre o eixo traseiro e o habitáculo, o que permite que a carroçaria e os pneus dianteiros se inclinem enquanto os pneus traseiros motorizados permanecem sempre perpendiculares à superfície da estrada.

As portas de abertura em borboleta são articuladas nos pilares A para maximizar a área de abertura e facilitar o acesso ao interior, uma mais-valia em espaço de estacionamento mais pequenos. Com aspirações a oferecer uma autonomia real de mais de 200 km entre cargas, o novo concept da Toyota pode ser conduzido de forma autónoma, mas foi concebido para que os proprietários o queiram conduzir na maior parte do tempo.

A posição ligeiramente mais alta, mas relaxante e encostada atrás, foi eleita através de um estudo às clientes-alvo e beneficia o conforto, uma vez que i-Tril não tem pedais, o que permite ao condutor esticar as pernas e usar o estilo de calçado que quiser sem risco de perder o controlo do veículo.

A direção, aceleração e travagem são controladas por tecnologia por fios (drive-by-wire), com comandos localizados à esquerda e à direita (como os controladores de jogos), que se estendem até às mãos do condutor por debaixo do tecido elástico que cobre o módulo de condução manual. Não há qualquer outro controlo ou comando. A informação necessária é projetada num head-up display.

A configuração de bancos 1+2 permite que os passageiros do banco traseiro se tornem muito mais envolvidos na experiência de condução. As crianças viajam mais perto da sua mãe sem que realmente exista uma interrupção do seu espaço. Ao mesmo tempo, proporciona uma melhor visibilidade. O apoio para a cabeça do banco da frente é fixado no tejadilho do veículo e desce para a sua posição quando o i-Tril é ligado.

Apesar de clara separação entre as zonas da frente (Tempo para Mim) e de trás (Filhos Felizes), o espaço interior é unificado pela sobreposição da Alcantara à frente, dos estofos em tecido no banco traseiro e pelo sistema de condutas que distribui o fluxo de ar da ventilação.

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