[weglot_switcher]

Trump avisa a Rússia: “Preparem-se para o lançamento de mísseis na Síria”

O presidente dos EUA avisou a Rússia via Twitter. “As nossas relações com a Rússia estão piores do que nunca, incluindo já o tempo da Guerra Fria”, afirmou.
  • Kevin Lamarque/REUTERS
11 Abril 2018, 12h47

Donald Trump avisou a Rússia que poderá lançar mísseis em direção à Síria, em resposta ao ataque químico realizado na país e cuja autoria é atribuída ao regime de Vlamidir Putin pela comunidade internacional. Esta é a segunda vez num espaço de um ano que o líder da Casa Branca responde de forma militar a este tipo de ofensiva.

“A Rússia garantiu que iria abater qualquer míssil lançados à Síria. Rússia, prepare-se, porque eles [os mísseis] vão chegar: bonitos e novos e smart“, escreveu Trump na rede social Twitter. Numa série de publicações, o presidente dos EUA alertou para a deterioração das relações entre Washington e o Moscovo.

“As nossas relações com a Rússia estão piores do que nunca, incluindo já o tempo da Guerra Fria. Não há razões para isto. A Rússia precisa de nós para a ajudar na sua economia, algo que será muito simples de fazer, e precisamos que todas as nações trabalhem em conjunto”, acrescentou.

Em 2017, Donald Trump tinha ordenado um ataque a uma única base militar síria que provocou poucos estragos. A nova retaliação irá provavelmente causar mais danos e poderá atingir alvos importantes do regime do presidente Bashar Al-Assad.

“É pouco provável que um conjunto de ataques pontuais impedir Assad”, explicou Jennifer Cafarella, analista da Síria no Instituto do Estudo da Guerra, em Washington, em declarações à agência Bloomberg. A analista acredita que “Trump tem de estabelecer uma dissuasão mais eficaz, infringindo maiores custos a Assad e talvez aos seus apoiantes”.

O eventual ataque dos EUA poderá ser levado a cabo por mísseis de longo alcance, com ataque de precisão e lançados de navios ou aviões que estejam fora do espaço aéreo da Síria.

[Notícia atualizada às 13h20]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.