[weglot_switcher]

Trump diz que NATO “obsoleta” falhou na prevenção do terrorismo

Donald Trump questionou a atuação da aliança militar face às ameaças terroristas, criticando ainda alguns dos países membros da organização por não suportarem os mesmos encargos que os EUA.
16 Janeiro 2017, 12h53

O presidente-eleito dos EUA renovou as críticas à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), questionando a atuação e a pertinência da aliança transatlântica nos tempos que correm.

Nas palavras do magnata norte-americano, a organização fundada em 1940 está ultrapassada, uma vez que não cumpriu o exercício de defesa em ataques terroristas.

“É ‘obsoleta’ porque não está a tratar do terrorismo. Estive sob fogo durante dois dias, mas depois começaram a dizer que Trump está correto”, declarou Trump, sublinhando, contudo que ainda considera a aliança muito importante.

As críticas de Trump não se cingiram apenas à atuação da aliança militar, mas também a uma parte dos 28 membros da organização.

“Muitos destes países não estão a pagar o que é presumível que paguem, o que considero muito injusto para os Estados Unidos”, disse o presidente-eleito republicano, vincando que ainda considera a aliança militar muito importante. “Dito isto, a NATO é muito importante para mim. Há cinco países que pagam o que era pretendido. Cinco. Não é muito”, explicou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.