[weglot_switcher]

Unicredit: DBRS confirmará a classificação que já atribui a Portugal

O analista do Unicredit, Tulla Bucco, justifica o seu veredito: “esperamos que a DBRS mantenha o rating inalterado uma vez que as variáveis que servem para avaliar a solvabilidade do Estado estão a ser monitorizadas pela agência para a sua revisão, e não mostram mudanças materiais deste a última revisão, em abril”.
17 Outubro 2016, 17h59

O banco italiano Unicredit, numa nota de research que data de 14 de Outubro diz que espera que a agência canadiana DBRS mantenha inalterado o rating de crédito de Portugal no próximo dia 21 de Outubro, no nível BBB- e, portanto, prevê impacto positivo nos títulos do Estado Português.

A confirmação da classificação é uma boa notícia para Portugal uma vez que este rating da DBRS permite que o Banco Central Europeu (BCE) continue a aceitar dívida pública portuguesa como garantia em operações de política monetária e para comprar activos no âmbito do seu programa de QE. O BCE deve comprar títulos de dívida de países (ou aceitar como garantia)  que tenham pelo menos um dos ratings das agências por si seleccionadas com classificação de grau de investimento. A Moodys, a Standard & Poors e a Fitch mantêm Portugal  como “Junk Bond”.

O analista do Unicredit, Tulla Bucco, justifica o seu veredito: “esperamos que a DBRS mantenha o rating inalterado uma vez que as variáveis que servem para avaliar a solvabilidade do Estado estão a ser monitorizadas pela agência para a sua revisão, e não mostram mudanças materiais deste a última revisão, em abril”.

Tulla  Bucco espera que em caso de confirmação de classificação uma redução na diferença entre juros dos títulos das empresas portuguesas e das yields do Estado dos juros  de 275 pontos-base. Desde agosto, os diferenciais entre os títulos das empresas e as “bonds” do Estado português têm ampliado chegando a uma diferencial de 335 pontos base, enquanto no mercado italiano e espanhol mantiveram-se relativamente estáveis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.