[weglot_switcher]

Wall Street estável na véspera da entrada de Trump na Casa Branca

Investidores aguardam cautelosos a tomada de posse de Donald Trump para perceberem se as políticas anunciadas pelo magnata republicano irão realmente impulsionar o crescimento da economia norte-americana.
19 Janeiro 2017, 15h22

As praças norte-americanas negoceiam pouco alteradas, com os investidores a adotarem uma postura preventiva na véspera da tomada de posse de Donald Trump como 45.º Presidente dos EUA.

O industrial Dow Jones cai 0,12%, o S&P 500 perde 0,10%, e o tecnológico Nasdaq avança 0,09%

Os investidores aguardam a tomada de posse de Donald Trump amanhã, dia 20 de janeiro, para perceberem se as políticas anunciadas pelo magnata republicano irão realmente impulsionar o crescimento da economia norte-americana, sem prejudicar os ganhos globais. O Presidente-eleito prometeu reduzir os impostos e aumentar o investimento nas infraestruturas num conjunto de medidas de estímulo económico.

“As preocupações dos investidores estão voltadas para o cumprimentos das promessas eleitorais de Donald Trump, que são provavelmente o ‘fator mais temido'” para a tomada de posse de amanhã, escreveu numa nota Peter Cardillo, chefe de marcado na First Standard Financial, à Reuters.

Os mercados estão também atentos ao discurso de Janet Yellen sobre política monetária esta madrugada, na Stanford University. Ontem, a Presidente do Fed afirmou que a economia norte-americana está suficientemente forte para garantir taxas de juro altas.

No mercado cambial, o dólar retoma os ganhos após a divulgação dos relatórios económicos positivos dos EUA. O euro deprecia-se 0,28% para 1.0602 dólares, enquanto a libra esterlina avança 0,38% para 1.2305 dólares, suportada pelas confirmação de que o Reino Unido vai abandonar o mercado único da União Europeia (UE).

O petróleo transaciona em alta, com o barril de Brent a subir 1,04% para 54,48 dólares, e o de Crude a valorizar 1,08% para 51,63%.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.