[weglot_switcher]

“Desagradavelmente surpreendida”. Universidade NOVA reage a anúncio de Manuel Heitor

O Reitor da Nova João Sàágua disse ao Jornal Económico ter grandes dúvidas relativamente à solução proposta pelo ministro de cortar 5% nas vagas de Lisboa e Porto.
23 Fevereiro 2018, 14h57

A Universidade NOVA de Lisboa foi “desagradavelmente surpreendida” com este projeto de despacho que ainda está a analisar, sublinhou, este sábado, ao Jornal Económico o Reitor João Sàágua.

Justificando: “Temos grandes dúvidas relativamente à eficácia da alegada solução para o problema (que existe falta de procura relativamente às instituições de ensino superior do interior) e às universidades escolhidas para sofrer cortes.”

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, colocou ontem, 22 de fevereiro, em cima da mesa a redução de 5% do número de vagas no ensino superior em Lisboa e no Porto, com exceção de três áreas: Medicina, Física e Tecnologias de Informação.

A medida a lançar já no próximo concurso nacional de acesso ao ensino superior é entendida como forma de possibilitar que mais estudantes se inscrevam em instituições fora das grandes cidades.

Como o Jornal Económico noticiou, os universitários, pela voz da Associação Académica de Lisboa, reagiram igualmente contra a medida de Manuel Heitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.