[weglot_switcher]

Avalanche “engoliu totalmente” hotel em Itália e causou “muitos mortos”

A região montanhosa da Itália Central foi atingida por quatro terramotos ontem, registando-se mais tremores ao longo da noite.
  • Kai Pfaffenbach/REUTERS
19 Janeiro 2017, 08h34

Várias pessoas morreram na sequência da avalanche que atingiu um hotel perto do Monte Sasso, na região de Abruzzo, em Itália. De acordo com a equipa de resgate no local, a queda de neve repentina pode ter sido desencadeada pelo terramoto desta quarta-feira.

No hotel Rigopiano estariam pelo menos 20 turistas e sete funcionários, quando este foi atingido pela avalanche.

“Há muitas mortes”, indica Antonio Crocetta, chefe de uma equipe de resgate de montanha à BBC News, embora ainda não seja conhecido o número exato de vítimas.

Até ao momento, duas pessoas foram encontradas com vida, à porta do hotel, pelos serviços de socorro. Davam sinais de estar em hipotermia e foram hospitalizadas. Também já foi confirmada uma vítima mortal, mas o número de desaparecidos é ainda muito elevado.

O forte nevão que se tem feito sentir nos últimos dias na região está a dificultar os trabalhos das equipas de resgate. Várias estradas estão bloqueadas e os acessos são limitados, o que terá impedido as operações de socorro de atuarem antes das 4h da manhã, após terem de chegar em esquis ao hotel.

 

A região montanhosa da Itália Central foi atingida por uma sucessão de quatro terramotos esta quarta-feira, registando-se mais réplicas ao longo da noite. O abalo com maior magnitude chegou os 5.7 pontos na escala de Richter e teve o seu epicentro a 111 quilómetros a nordeste de Roma.

A mesma região foi atingida por um terramoto a 24 de agosto, que totalizou 298 pessoas mortes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.